top of page

Vivos em Jesus - Novo Currículo: O Preparo Necessário (parte 2)

  • Foto do escritor: Eliézer C. Militão
    Eliézer C. Militão
  • 25 de nov.
  • 9 min de leitura
ree

Pensamento profundo


O novo currículo Vivos em Jesus apresenta a expectativa de que através da sua aplicação, as crianças e adolescentes irão  desenvolver uma visão de mundo cristã e adventista, para que através das lentes do evangelho elas possam entender as verdades bíblicas e sua aplicação.


Para atingir essa elevada expectativa, as crianças e adolescentes deverão se engajar em um estudo intencional da Bíblia, o que irá requerer a adoção de algumas ações práticas, que envolvem, especialmente, o uso do que é chamado de pensamento profundo.


Mas, o que é pensamento profundo, qual o seu papel nesse currículo e como podemos estimular as crianças e adolescentes a  colocarem-no em prática?


Definições


O Pensamento Profundo é um processo cognitivo de pensamento, que foca intensamente em um problema ou ideia para entender a sua natureza, indo além das observações superficiais para explorar suas complexidades, causas e implicações. Esse processo requer o uso de habilidades de ordem elevada, como o pensamento crítico.


O termo crítico vem do grego Kritikos significando “capaz de julgar ou discernir”.


O Pensamento Crítico é definido pelo Conselho Nacional (EUA-1987) Para Excelência em Pensamento Crítico, como um "Processo intelectualmente disciplinado de, ativamente e habilmente, conceituar, aplicar, analisar, sintetizar ou avaliar informações coletadas de, ou geradas por, observação, experimentação, reflexão, raciocínio ou comunicação, como um guia para o que crer ou fazer."


Embora valorizemos quem pensa criticamente, a habilidade ou disposição para pensar criticamente nem sempre está presente em todas as crianças, portanto é necessário que elas sejam expostas a diversos métodos que promovam e estimulem o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico.


Capacidades de pensamento crítico


Os estudiosos desse tema propõem que o exercício do pensamento crítico ocorre através da manifestação de um conjunto de habilidades integradas ao próprio processo cognitivo e afetivo da pessoa, denominadas de capacidades de pensamento crítico.


Essas habilidades ou capacidades são ferramentas que permitem o questionamento, interpretação e avaliação de dados para se chegar a conclusões fundamentadas e a tomada de decisões conscientes.


Ou seja, de forma prática o pensamento profundo ocorre quando se faz o uso de algumas capacidades, tais como:

  • Fazer uma questão;

  • Analisar argumentos;

  • fazer/responder a questões de clarificação e desafio;

  • Avaliar a credibilidade de uma fonte;

  • Fazer e avaliar observações;

  • Identificar pressuposições;

  • Decidir sobre uma ação.


Essas capacidades podem e devem ser desenvolvidas, especialmente, a partir dos primeiros anos de idade.


Vivos em Jesus – O que esperar


Com o desenvolvimento das habilidades de pensamento o novo currículo Vivos em Jesus  irá promover algumas ações, como:

  • Incentivo a análise de textos bíblicos 

  • O pensamento crítico permite às crianças estudarem o contexto histórico e cultural dos textos bíblicos, levando-as a uma maior compreensão dos ensinamentos de Jesus e ao desenvolvimento da capacidade de analisar e aplicar esses ensinamentos em suas vidas.

  • Compreensão de significados mais profundos

  • Com a aplicação  do pensamento crítico as crianças são ajudadas a compreenderem o significado transmitido no currículo e a internalizar os valores cristãos de forma profunda, tornando-os mais práticos em sua vida.

  • Integração de fé e razão na prática 

  • Aprendendo a integrar sua fé com um raciocínio lógico e ao pensamento baseado em evidências, as crianças são estimuladas a pensarem em como os princípios do evangelho (amor, perdão e a justiça de Jesus) podem ser aplicados de forma prática em suas ações no dia a dia.

  • Cultivo de uma visão de mundo bíblico-cristã

  • Promovendo uma profunda compreensão da Bíblia e seus princípios básicos, especialmente as 28 crenças fundamentais da IASD.

  • Guia das crianças a um crescimento espiritual, ajudando-as a se tornarem ativos discípulos de Jesus e a viverem sua fé com paixão e compromisso.

  • Inspiração de um desejo de partilhar com outros as verdades eternas da Bíblia, encorajando uma vida de missão e serviço.

  • Aprofundamento de um relacionamento pessoal com Jesus, O pensamento crítico promove uma fé vibrante e ativa, ajudando cada criança a moldar um relacionamento pessoal com Deus, encorajando uma aproximação baseada na Bíblia.


Metodologias ativas


Para maximizar o envolvimento das crianças com o currículo Vivos em Jesus, estratégias de ensino-aprendizagem chamadas metodologias ativas podem ser incorporadas em todas as faixas etárias, promovendo, incentivando ou melhorando as ações práticas listadas acima.


As metodologias ativas são estratégias que colocam as crianças no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-as os principais atores em sua própria educação através de uma participação direta, com o exercício do pensamento crítico e resolução de problema.


O foco do currículo na descoberta, desenvolvimento do caráter, missão e envolvimento da família é particularmente adequado para uma abordagem prática e interativa com essas metodologias.


Essas abordagens promovem uma compreensão profunda, autonomia e desenvolvimento de habilidades essenciais para engajar as crianças nas atividades.


O papel do professor muda de um “palestrante” para um facilitador e guia, apoiando as crianças enquanto elas constroem o conhecimento.


Entre os vários exemplos de metodologias ativas podemos citar:

  • Experimentação/Simulações

    Engajamento com situações reais em exercícios práticos

  • Debates

    Envolvimento em discussões para articular ideias e compreender diferentes pontos de vista

  • Mapa conceitual

    Requer que a participação ativa na construção do conhecimento ao identificar, relacionar e organizar conceitos para construir uma representação visual da sua compreensão.

  • Aprendizagem baseada em problemas

    Trabalho com problemas complexos do mundo real para aprender conteúdo e encontrar soluções

  • Aprendizagem baseada em projetos

    Envolvimento em planejamento, execução e apresentação de projetos que abordem diversos assuntos.

  • Estudo de casos

    Análise de cenários da vida real para aplicação de conceitos de desenvolvimento de uma percepção crítica.

 

PRÁTICA

Bebês (0 a 12 meses)


Esta faixa etária é muito dependente de experiências sensoriais e interações conduzidas pelos pais.


Segmento: atividade sensorial, momento da história, aprendizado com brincadeiras


Metodologias ativas:

Envolvimento multissensorial – materiais táteis como diferentes tecidos, brinquedos macios e objetos com texturas para acompanhar as lições, representando as criaturas, por exemplo.

Ação e repetição – simples gestos manuais e ações repetidas durante o momento da história. Isso ajudará no desenvolvimento das habilidades motoras e associa as ações com a mensagem da lição.

Música e movimento – os pais podem incorporar movimentos simples com o bebê, enquanto canta músicas apropriadas à idade.

Caixas

Uma característica principal do currículo Vivos em Jesus, nas classes do Ministério da Criança, será o uso caixas especiais, projetadas para a realização de atividades sensoriais e memoráveis para as crianças muito novas, os conceitos bíblicos abstratos.

Essas caixas servem para criar um senso de admiração e proporcionar uma maneira de as crianças interagirem de forma tátil e prática com as histórias bíblicas e o mundo natural criado por Deus e assim, iniciarem o desenvolvimento das suas habilidades de pensamento crítico.


Para os Bebês teremos a CAIXA DA ADORAÇÃO em que os pais são encorajados a montar uma caixa ou cesta especial em casa. Essa caixa terá objetos que envolvam os sentidos do bebê com diferentes texturas, cores brilhantes, e sons. Será usada exclusivamente durante a o momento da adoração para criar uma experiência especial baseada em uma rotina, que conecte o bebê com a história.


Os Iniciantes terão a CAIXA DA NATUREZA, que o professor irá decorar para apresentar itens da natureza como rochas, folhas ou flores. Ao abrir a caixa serão revelados esses itens e o professor os usará para falar sobre Deus como Criador.


Na classe da Escola Sabatina das crianças, as CAIXAS DAS SENSAÇÕES serão usadas de forma livre e colaborativa. Essas caixas reforçam o tema do trimestre e envolvem os sentidos das crianças em uma experiência de aprendizado interativo.


Iniciantes (1 a 3 anos)


Atividades mais estruturadas podem ser introduzidas a este grupo, mas continuam a aprender melhor com brincadeiras e exploração.


Segmento: caixa sensorial, exploração da natureza e saco para o momento da história.


Metodologias ativas:

Caixa e estações sensoriais – currículo já usa caixas sensoriais. Os professores e pais podem expandir esse recurso enchendo-as com materiais relacionados à história bíblica da semana como, areia para a história do deserto ou bolas de algodão para o dia nublado.

Descoberta da natureza – uma “caixa da natureza” pode se tornar em um “passeio pela natureza”, em que a criança coleta e toca itens como folhas, pedras e flores enquanto fala sobre a criação de Deus.

Narrativa baseada em acessórios – use a ideia da “caixa do momento da história” para retirar acessórios ou bonecos para representar a história bíblica. As crianças podem se revezar segurando os acessórios ou fazendo efeitos sonoros.

Interpretação de papéis simples – as crianças podem interpretar partes básicas da história como andar como Jesus ou ajudar um amigo.

 

Infantis e Primários (4 a 9 anos)


As crianças neste grupo etário se desenvolvem com expressões criativas e projetos práticos que as ajudem a internalizar os conceitos bíblicos.

Segmento: histórias bíblicas, memorização de versos e atividades de aplicação.

 

Metodologias ativas:

Apresentações dramáticas – use dramatizações e peças curtas para representar histórias bíblicas, que irão ajudar as crianças a lembrarem da narrativa e do conteúdo emocional.

Artes e artesanato – Vá além dos modelos predefinidos e procure explorar projetos artísticos mais abertos e criativos. Ao invés de material cortado previamente, ofereça às crianças os materiais necessários para que criem sua própria representação da lição.

 Aprendizagem baseada em projetos – peça às crianças para criar projetos relacionados ao foco da missão do currículo. Eles podem fazer cartões para as pessoas na comunidade ou recolher itens para uma causa etc.

Contação de história digital – peça às crianças para usarem recursos como tablets para criar sua própria apresentação narrada ou histórias animadas sobre a lição da semana.

 

Pré-Adolescentes (10 a 12 anos)


Este grupo pode se envolver em atividades complexas, colaborativas e discussões, que promovam um profundo crescimento espiritual e o pensamento crítico.


Segmento: discussões de ordem elevada, implicações bíblicas, e tarefas com uma missão específica.

Metodologias ativas:

Discussões sobre dilemas morais – utilize uma abordagem de estudo de caso apresentando um dilema moral ou ético da Bíblia e pedindo aos meninos e meninas para discutirem e debaterem as potenciais soluções.

Aprendizagem colaborativa – divida os meninos e meninas em pequenos grupos para realizarem uma tarefa, como criar uma apresentação, pesquisar um assunto bíblico, ou resolver uma situação “baseada em um problema”.

Método quebra-cabeça – divida uma passagem bíblica e entregue diferentes partes a cada pequeno grupo. Cada grupo se torna um “especialista” na sua parte e ensina o restante da classe.

Projetos de aprendizagem em serviços – Conecte o tema da missão das lições aos projetos de serviço comunitário práticos, como ser voluntário em uma obra de caridade local ou organizando um drive de doações.

 

Adolescentes (13 a 16 anos)


Nesta faixa etária podem ser enfatizadas as reflexões mais profundas, o pensamento crítico, e as aplicações da fé ao mundo real.


Segmento: estudo bíblico profundo, questões de reflexão, e discussões sobre assuntos contemporâneos.


Metodologias ativas:

Projetos de pesquisa – atribua projetos em que os meninos e meninas pesquisem como os princípios bíblicos se aplicam a assuntos modernos como justiça social, tecnologia, ou relacionamentos.

Diário de reflexivo – encoraje-os a escrever um diário ou semanário onde possam escrever como as lições das Escrituras se relacionam com suas experiências pessoais e caminhada espiritual.

Aprendizagem entre pares – permita ao grupo conduzir discussões ou ensinar partes da lição, promovendo sua própria fé e confiança nela.

Aprendizagem baseada em projetos – dentro do pilar “Missão”, peça ao grupo para projetar e implementar um projeto de longo prazo, como um projeto de alcance comunitário, ou retiro espiritual, ou de mídia, com o objetivo de divulgação do evangelho.


Conclusão


Lembre-se de que o objetivo desse novo currículo é incentivar as crianças e adolescentes, desde bebês, a nutrirem um relacionamento próspero com Jesus e com seus amigos e colegas.


Eles precisam se envolver em um estudo intencional da Bíblia, usando as capacidades de pensamento de ordem superior, como o pensamento crítico.


Para ajudá-las nisso, pais e professores precisam conhecer e compreender as características das respectivas faixas etárias, assim como o potencial de seu desenvolvimento cognitivo.


É uma tarefa enorme, mas assim como Deus capacitou a Bezalel e Aoliabe para uma grande obra (Êxodo 31:2; 35:31,34), Ele também nos dará Sabedoria, Conhecimento, Entendimento e capacidade de aprender e de ensinar, para que todas as crianças ao nosso alcance atinjam o potencial máximo que Ele planejou para elas em Seu coração.



Bibliografia:

ANDERSON, S. Critical Thinking in Religious Education. BYU - Religious Studies Center, 2017. Disponível em:https://rsc.byu.edu/vol-18-no-3-2017/critical-thinking-religious-education. Acesso em: 27 out. 2025.

GENERAL CONFERENCE SABBATH SCHOOL AND PERSONAL MINISTRIES DEPARTMENT.  Alive in Jesus - A Sabbath School Curriculum for Babies Through Youth. Disponível em: https://aliveinjesus.info/. Acesso em: 27 out. 2025.

HERMAN INTERNATIONAL. Why Leaders Must Make Time for Deep Thinking. Disponível em: https://www.thinkherrmann.com/whole-brain-thinking-blog/why-leadership-requires-being-a-deep-thinker. Acesso em: 27 out. 2025.

JIMENEZ, J. Critical Thinking: The Secret Weapon of Confident Christians – Cross Examined. Disponível em: https://crossexamined.org/critical-thinking-the-secret-weapon-of-confident-christians/. Acesso em: 27 out. 2025.

JOHNSON, T. Teach Your Children to Be Critical Thinkers. 2017. Christian Standard. Disponível em: https://christianstandard.com/2017/05/teach-your-children-to-be-critical-thinkers/. Acesso em: 27 out. 2025.

LDS. Faithful Answers Informed Response. 2023. By Study and Faith – Episode 1: What is Critical Thinking? Disponível em: https://www.fairlatterdaysaints.org/blog/2023/06/04/by-study-and-faith-episode-1-what-is-critical-thinking. Acesso em: 27 out. 2025.

NORTHDALE CHRISTIAN ACADEMY. Creativity and Critical Thinking in Christian Education. Disponível em: https://northdalechristianacademy.org/creativity-and-critical-thinking-in-christian-education/. Acesso em: 27 out. 2025.

SMITH, T. How to Develop Critical Thinking in Students – Catholic Education. 2024. Disponível em: https://www.tsv.catholic.edu.au/how-to-develop-critical-thinking-in-students/. Acesso em: 27 out. 2025.

ST. PAUL LUTHERAN CHURCH & SCHOOL NORTHVILLE. Tips to Help Students Think Critically. Disponível em: https://stpaulschoolnorthville.org/blog/tips-to-help-students-think-critically. Acesso em: 27 out. 2025.

THE ACADEMY OF SCHOLARS. In what ways can a Christian school help children develop critical thinking skills? Disponível em: https://academyofscholars.com/ways-a-christian-school-help-children-develop-critical-thinking-skills/. Acesso em: 27 out. 2025.

VALDEZ. J. Critical Thinking's in the Bible? – Reasons for hope. 2023. https://www.rforh.com/blog/2023/09/08/critical-thinking-s-in-the-bible. Acesso em: 27 out. 2025.

 
 
 

Comentários


bottom of page